E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

APOSENTADO COLHE BATATA DOCE COM 33KG NO FUNDO DE CASA

14/09/2014 14h56
Por:
Fonte: G1

      Um aposentado de Sarandi, no norte do Paraná, se surpreendeu quando colheu uma batata doce de 33 kg no quintal de casa. A história acabou se espalhando e agora várias pessoas vão visita-lo, só para terem certeza da façanha produzida  por Daniel Alves dos Santos. “A turma diz que é a mão boa. Mas a mão boa é adubo e água”, conta.


O tubérculo impressiona pelo tamanho, já que normalmente uma batata doce pode pesar até 500 gramas. Segundo Daniel, a plantação foi feita há cerca de um ano, mas apenas essa batata saiu com um tamanho bem acima do esperado. “Nunca vi. Tinha visto pequeno, desse tamanho, nunca”, conta o aposentado sobre o espanto ao colher a batata.


Segundo o agrônomo Paulo Milagres, uma série de fatores contribuiu para a colheita. “Primeiro é porque ele plantou em um local muito bom, a terra também muito boa. E essa variedade [da batata] costuma jogar muito o que ela tem do caule para a parte da batata, o tubérculo, que é onde ela tem a reserva. Com isso, ela conseguiu crescer bastante”, explica. 


Ainda segundo Milagres, outro ponto que contribuiu foi o fato de a batata ter se concentrado e crescido sozinha, em vez de se formarem outras batatas, conforme Daniel esperava.


O agrônomo diz ainda que o sabor da batata, apesar do tamanho, deve ser o mesmo de qualquer outra. “Pelo que ele comentou, ela tem menos de um ano. Então, a qualidade organoléptica dela vai ser a mesma. 


O sabor não vai se alterar em nada”, afirma.  O tamanho da batata é tão impressionante que se ela fosse repartida em pedaços de 200 gramas, seria possível alimentar 165 pessoas.


O aposentado diz que quer continuar plantando batatas para saber se poderá colher outra do mesmo tamanho.  Milagres diz que a possibilidade existe, desde que a próxima plantação seja feita com ramos da mesma batata gigante. 


“Eu já comentei com ele para segurar um pouco dos ramos, dos brotos e fazer um novo plantio. A tendência é que algumas delas podem sair do mesmo tamanho, como aconteceu com essa aí”, afirma.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.