E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

Governo apresenta nova proposta de reajuste para servidores em greve no Paraná

12/07/2019 19h56
Por:
Fonte: g1.globo.com/Foto:Roberto Cosme/RPC

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), apresentou uma nova proposta de reajuste aos servidores estaduais nesta sexta-feira (12). Parte do funcionalismo está em greve desde 25 de junho.

A proposta prevê o pagamento de 5,08% de forma parcelada. A primeira, de 2%, seria paga em janeiro de 2020. As outras duas, de 1,5%, ficariam para janeiro de 2021 e janeiro de 2022, mas com a condicionante de serem pagas se a receita líquida do estado crescer ao menos 6,5%.

A diferença para a proposta anterior é que o primeiro pagamento, de 0,5%, ocorreria em outubro deste ano e outro 1,5% em janeiro de 2020.

Os servidores reivindicam o pagamento de 4,94% referente à inflação dos últimos 12 meses e negociação dos atrasados.

O governo divulgou a proposta afirmando que a greve havia terminado.

Porém, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) emitiu nota, no fim da tarde desta sexta, informando que o fim da paralisação só pode ser definida em assembleias das categorias e que "não recebeu qualquer proposta do governo".

"Assim que tiverem acesso, ela será avaliada e as categorias poderão realizar assembleias e avaliar se aceitam ou não qualquer proposta", diz o comunicado. A APP-Sindicato tem assembleia marcada para sábado (13), às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O governo estadual também informou que a reposição de aulas na rede de ensino, considerado o principal serviço prejudicado durante a greve, serão repostas durante o período de recesso escolar.

Caso não haja reposição, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados, informou o governo.

Concursos

O governo também divulgou nesta sexta-feira, sem informar datas, que haverá realização de concursos públicos para a seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis, 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e 988 professores.

Além disso, o Executivo informou que estão previstos concursos para contratação de servidores para o quadro próprio, que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.