E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

Vacinação contra a dengue começa na terça-feira (20) em 30 cidades do Paraná

20/03/2018 08h15
Por:
Fonte: Por G1 PR, Curitiba

A vacinação contra a dengue no Paraná começa na terça-feira (20) nos 30 municípios onde foram distribuídas duas primeiras doses da vacina (veja abaixo). A dose será fornecida para quem já tomou a primeira e a segunda em etapas anteriores, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O público-alvo nesta etapa, que vai até o dia 28 de abril, é de 110 mil pessoas. Na última etapa, realizada no fim de 2017, 174 mil pessoas foram vacinadas contra a dengue.

A vacinação será em unidades de saúde, universidades, escolas e outros locais selecionados pelos municípios que concentraram a maior parte dos casos de dengue no estado nos últimos anos.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação. Em Paranaguá e Assaí, têm direito à vacina moradores com idade entre 9 e 44 anos. Nos demais municípios, devem ser imunizados quem tem entre 15 e 27 anos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, explica que a vacina protege contra os quatro sorotipos de dengue, mas que existem outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, que também transmite a zika e a chikungunya, devem continuar. A eliminação de tudo que acumula água e pode se tornar criadouros deve ser rotina de todos”, afirma.

As 30 cidades farão o Dia D de vacinação contra a dengue no sábado (24). O objetivo é mobilizar a população alvo e oferecer a vacina nas unidades de saúde abertas durante o dia, além de contar com equipes volantes para imunizar o maior número de pessoas.

Municípios que terão vacinação:

  1. Assaí
  2. Bela Vista do Paraíso
  3. Boa Vista da Aparecida
  4. Cambará
  5. Cambé
  6. Cruzeiro do Sul
  7. Foz do Iguaçu
  8. Ibiporã
  9. Iguaraçu
  10. Itambaracá
  11. Jataizinho
  12. Leópolis
  13. Londrina
  14. Mandaguari
  15. Marialva
  16. Maringá
  17. Maripá
  18. Munhoz de Mello
  19. Paiçandu
  20. Paranaguá
  21. Porecatu
  22. São Miguel do Iguaçu
  23. São Jorge do Ivaí
  24. São Sebastião da Amoreira
  25. Santa Isabel do Ivaí
  26. Santa Fé
  27. Santa Terezinha de Itaipu
  28. Sarandi
  29. Sertanópolis
  30. Tapira
  31. Recomendação da Anvisa

    Em novembro de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue não seja tomada por quem nunca teve a doença. A imunização, conforme a Anvisa, é considerada segura apenas para as pessoas que já foram infectadas pelo vírus.

    De acordo com a Sesa, a decisão de adoção da vacina foi tomada co mbase em critérios epidemiológicos dos últimos cinco anos no estado e seguindo recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Além disso, segundo a secretaria, mais de 70% dos casos de primeira infecção por dengue são assintomáticos, ou seja, a pessoa não identifica a doença. Ainda conforme a Sesa, os vacinados são monitorados e não houve registro de reação adversa grave em etapas anteriores.

    Quem não deve tomar a vacina:

    • Gestantes
    • Mulheres que amamentam
    • Pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida
    • Pessoas em tratamento com corticoides em doses elevadas e prolongadas
    • Pessoas em tratamanto de radioterapia e quimioterapia
    • Pessoas em estado febril
    • Pessoas com HIV/Aids
    • Pessoas fora da faixa etária de 9 a 45 anos
    • Pessoas com qualquer contraindicação médica
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.