E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS EM TODO O PARANÁ, DEIXA UM SALDO DE 09 MORTOS E 51 MIL PESSOAS AFETADAS

09/06/2014 07h58
Por:
Fonte: G1

Estado de Emergência
Os municípios de Rosário do Ivaí, na região norte do estado, e Guarapuava decretaram estado de emergência. Curitiba teve mais de 15 mil pessoas afetadas e está em alerta desde sábado

O governador Beto Richa determinou no domingo a liberação antecipada de mais de R$ 6 milhões dos recursos do VigiaSUS para 70 municípios que foram afetados pelas chuvas. Com esse dinheiro, segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, os municípios poderão, entre outros, pagar horas extras de servidores para atuação no atendimento às pessoas desabrigadas, na compra de suprimentos, aquisição de maquinários. Para Curitiba, o repasse chega a R$ 800 mil.


Rodovias estaduais interditadas
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que ao menos cinco trechos de rodovias estaduais estão totalmente interditados desde a madrugada de domingo no Paraná. O caso mais grave é o da PR-170, entre Guarapuava e Pinhão, na região central, onde o Rio Pinhão transbordou e parte do asfalto próximo à ponte cedeu.  A orientação é para que os motoristas desviem por União da Vitória.

No norte, o trecho da PR-487, entre Manoel Ribas e Nova Tebas foi interditado depois de parte da pista afundar. Na mesma região, a PR-554, que liga São Jorge do Ivaí à PR-323, também está interditada na ponte do Rio Andirá. Outro trecho interditado é o da PR-323, no km 190, próximo ao município de Doutor Camargo, no noroeste do estado, onde o Rio Ivaí transbordou. Já no sudeste, na PR-151, entre Palmeira e São Mateus do Sul, a chuva levou parte da pista no km 439, próximo a São João do Triunfo.


PRE interditou parcialmente o trecho da PR-479, entre Tuneiras do Oeste e Moreira Sales, por causa da queda de um barranco sobre a pista. A recomendação da polícia é que os motoristas redobrem a atenção. Também há interdições nas PR's-364, 438, 160, 522, 340, 468, 492, 180 e 592.


Interdições nas estradas federais
A BR-277 está interditada nos dois sentidos, entre Guarapuava, Prudentópolis e Irati. No km 242, em Irati, e na Serra da Esperança, no km 306, tem queda de barreira. Já a altura do km km 315, em direção há Guarapuava, há fissuras na pista e degrau.

A pista cedeu e há um buraco que impede a passagem de veículos no km 316.  Na BR-153, no km 329, entre Irati e Imbituva, a ponte caiu e não há como passar devido a uma cratera de 6 metros. Segundo a PRF, não há previsão de quando o trânsito deve voltar ao normal. Também há interdições


Doações
A Defesa Civil começou uma campanha para arrecadar donativos aos desabrigados da chuva a partir deste domingo. As doações podem ser entregues em qualquer posto da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Há necessidade de colchões, cobertores, roupas de cama, fraldas, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cestas básicas.

População de Santana também sofre com as enchentes provocadas pela chuva (Foto: Luiz Carlos Lopes/ Vc no G1)

 

Chuva interditou o trecho da PR-153, entre Irati e Imbituva (Foto: Marcelo Martiniaki/VC no G1)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.