E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

DURANTE MUTIRÃO CONTRA DENGUE 03 CAMINHÕES DE LIXO FORAM CARREGADOS EM UMA ÚNICA CASA

30/05/2014 09h01
Por:
Fonte: G1
       Pelo menos três caminhões de lixo foram retirados da casa de um morador de Londrina, no norte do Paraná, na manhã desta quinta-feira (29). A limpeza foi feita durante o mutirão contra a dengue que é realizado na cidade para evitar o aumento no número de casos da doença. 


A Secretaria Municipal de Saúde não soube precisar a quantidade de lixo que foi retirada do quintal da residência, localizada no Jardim Califórnia, na região leste da cidade, mas informou que a limpeza nessa mesma casa deve continuar na sexta-feira (30).


Após a confirmação de alguns casos de dengue no bairro, moradores realizaram um abaixo-assinado e encaminharam o documento ao Ministério Público (MP), pedindo que o terreno fosse limpo. A promotoria de defesa da saúde pública fez o pedido da limpeza à prefeitura, que aproveitou o mutirão para cumpri-lo. 


“A decisão [de pedir a limpeza] partiu por causa do mosquito transmissor da dengue mesmo”, disse uma moradora que não quis se identificar.


O morador, de 62 anos, contou que era reciclador, mas se aposentou e o material ficou acumulado na residência. Mais de 20 pessoas, entre agentes de saúde, voluntários do Exército e de uma empresa participaram da ação. “Tiramos máquinas, fogão, objetos pequenos e grandes. Encontramos vários insetos, ratos. Nunca vi tanto lixo assim”, diz o soldado Jean Carlos Ferraz, do Tiro de Guerra.


Acumuladores
Uma prima do morador disse que ele é um acumulador, guarda compulsivamente objetos sem uso e não se desfaz deles. “Ele acumula tudo. E, para ele, tudo isso tem valor. A gente não consegue convencê-lo que esses objetos não têm valor nenhum”, conta Ana Maria Costa. 

Ana Maria diz ainda que o primo precisa de tratamento. “Ele não se considera doente. Se não tiver um tratamento, alguém para acompanha-lo, ele vai continuar acumulando coisas”, opina.


Além do caso verificado nesta quinta-feira, a prefeitura informou que já encontrou pelo menos outras seis situações de acumuladores na cidade. A limpeza nesses locais deve ser realizada nos próximos dias.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.