E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

REGIONAL DA SAÚDE INCLUI DUAS CIDADES COM SURTO DE DENGUE: MOREIRA SALES E TERRA BOA

22/04/2014 08h31
Por:
Fonte: Itribuna
        A 11ª Regional de Saúde desenvolveu na última semana, ações emergenciais de controle à dengue em dois municípios da região: Moreira Sales e Terra Boa. Na primeira, o número de casos e a proximidade com Cianorte (que está com confirmações que colocam a dengue como ‘incontrolável’ no município) foram o que motivou o início de três ciclos de aplicação de inseticidas. Na última, o problema foi a descoberta de oito casos em menos de duas semanas.


De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância da 11ª Regional de Saúde, Elizabeth Mitiko Konno de Lozada, o último levantamento de índice de infestação apontou percentuais altos em todas as cidades. “Espera-se que em breve os ovos e a pulpa entrem em latência. Esse é o momento de evitar a propagação e remover todos os criadouros”, coloca. 


Em Moreira Sales, já são 21 casos confirmados – ainda não é considerado epidemia, mas no distrito de Malu, já se fala em níveis epidêmicos. “Em Terra Boa intensificamos o combate porque foi muito rápido e precisamos evitar que isso se espalhe. Temos confirmações em outras cidades também, mas estas duas inspiraram mais cuidado”, coloca.


Recomendação

Mitiko lembrou que é importante que todos os que tiverem os sintomas devem procurar o sistema de saúde. Entre os sintomas estão febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo. “Após o final da febre, depois do terceiro dia, é que costuma aparecer a forma mais grave da doença e muitos não dão atenção porque a febre já passou”, diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.