E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

CRÉDITO FUNDIÁRIO BENEFICIA FAMÍLIAS EM MOREIRA SALES

24/03/2015 11h46
Por:
Fonte: Marcio Perin/Solange Santos Emater/Fetaep

     Uma bonita solenidade de entrega simbólica de 02 imóveis rurais financiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, com recursos do Governo Federal, aconteceu no dia 24/03 nas dependências da Câmara de Vereadores de Moreira Sales.



Os projetos elaborados pelo técnico local do Instituto Emater – Márcio Perin, foram aprovados e os recursos liberados no inicio de mês de março pelo Banco do Brasil e se encontram em fase de registro das escrituras junto ao cartório.



Os jovens Edmar Koaski e Ismael Batista Lopes, com idade de 27 anos, se beneficiaram das linhas Nossa Primeira Terra e Consolidação da Agricultura Familiar e adquiriram 4,84 ha e 3,63 ha respectivamente e irão trabalhar com bovinocultura de leite.



O PNCF foi criado em 2003, quando o governo federal atendeu a uma reivindicação do movimento sindical, reestruturando e alterando o antigo programa de financiamento de terras, conhecido como Banco da Terra.



De lá para cá muitas mudanças aconteceram no Crédito Fundiário, como diminuição na taxa de juros, aumento do valor do financiamento, carência maior e a compra de terras entre herdeiros/parentes.



Os jovens beneficiários financiaram R$ 80.000,00, com juros de 1 e 2% ao ano, 3 anos de carência e 17 anos para pagamento e desconto de 20% nas parcelas, para pagamento em dia e pela exploração da propriedade pela família.



Em Moreira Sales, contando com estes 02 financiamentos recentes, 04 famílias já se beneficiaram do Crédito Fundiário e um grupo de 3 pessoas aguardam ainda a análise/aprovação de suas propostas.



A presidente do STR de Moreira Sales – Regina Barbato, solicitou ao executivo e legislativo um projeto de lei, visando a redução do ITBI sobre as operações do CF, Essa ação teve êxito e resultou na criação da Lei 586, que foi sancionada em 11/12/13 e reduziu o ITBI de 2 para 1%.



Estiveram presentes na solenidade, além dos beneficiários acompanhados da familia, a presidente do STR Regina Barbato, da Emater local Márcio Perin, gerente do Banco do Brasil local Célia Izelli de Oliveira, o coordenador regional do Emater Sandro Albrecht, representando os vereadores Tiago Albano e o Secretário de Administração Reginaldo Martins representando o prefeito Luiz Volpato.



Ao final da solenidade, os participantes foram recepcionados com um café da manhã, oferecido pelos vereadores e sindicato.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.