E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
MoreiraNet

APÓS INVASÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ, VOTAÇÃO DO PACOTAÇO É ADIADA

11/02/2015 07h24
Por:
Fonte: G1
       A presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) informou que a sessão suspensa após uma invasão de servidores estaduais em greve não será retomada nesta terça-feira (10). 


O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), afirmou que se reunirá com as lideranças dos demais partidos na manhã de quarta-feira (11) para definir como será feita a continuidade da sessão interrompida.


o momento da invasão, os parlamentares haviam acabado de aprovar manobra regimental que permitiria que o “pacotaço” apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB) tramitasse em apenas um dia pela Casa. A sessão foi suspensa e os deputados se retiraram do Plenário.


Como não foi encerrada, a sessão pode ser retomada do ponto em que foi interrompida.


Eles fizeram fila para acompanhar a sessão na Alep. Segundo a Polícia Militar (PM), a manifestação do funcionalismo público reuniu de sete a dez mil pessoas no Centro Cívico. 

Um acordo entre o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) definiu que alguns servidores seriam liberados para acompanhar a sessão.


Boa parte dos manifestantes que ocuparam a Alep afirmaram que iriam permanecer no local a noite toda. Algumas das barracas que estavam na praça foram transferidas para o jardim da Assembleia, outras foram para os corredores e rampas. Manifestantes que haviam se programado para dormir em ônibus acabaram optando pelas poltronas do parlamentares.


​"Nesse momento é necessário que o governo volte atrás. Enquanto isso não acontecer vamos permanecer aqui. Eles vão ver a força que a educação tem", disse a professora de sociologia Cleci Martins, que veio de Cascavel para participar do movimento.


'Pacotaço'

      Uma reunião entre o governo e 37 deputados estaduais foi realizada na noite de segunda-feira. Três itens do pacote de medidas, que propõe mudanças nos benefícios do funcionalismo público por meio de dois projetos de lei, foram alterados. 


Os benefícios  serão mantidos e o plano de carreira dos servidores da educação não será alterado. Também no acordo, o governo decidiu não suspender o quinquênio e anuênio, que assegura reajustes automáticos a todo o funcionalismo.

O auxílio transporte para servidores do magistério que estejam afastados do trabalho e o direito a licenças, cuja concessão caberá exclusivamente ao secretário estadual da Educação ou diretor-geral da pasta, também será mantido, assim como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para promoção e progressões.


O pacote de medidas do Governo do Paraná foi apresentado aos deputados estaduais em regime de urgência no dia 4 de fevereiro e visa equilibrar as finanças do estado. O “pacotaço”, como é chamado, faz parte da segunda etapa de um ajuste fiscal que começou em 2014, com o aumento da alíquota de impostos.


Plenário da Alep é tomado por manifestantes (Foto: Sabrina Coelho / G1)Sessão foi suspensa e adiada (Foto: Sabrina Coelho / G1)Manifestantes invadiramo Plenário da Assembleia do Paraná (Foto: Sabrina Coelho/G1)Barracas foram montadas nos corredores da Alep (Foto: Sabrina Coelho/G1)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.